Do ano novo até o carnaval!

Colônia de férias / Ecoworking / Residência Artística / Voluntariado

Muita gente deseja viver junto a natureza em uma vida mais sustentável. Mas como isso é possível? Como fazer a transição da cidade para o campo? Ecovilas buscam novas formas de sociabilidade que reunem tradição e inovação; cuidado planetário e desenvolvimento pessoal.

Neste verão, a Ecovila Terra UNA preparou um festival para todos que querem experimentar viver de forma mas saudável, aprender, conhecer a ecovila e trocar experiências. Do ano novo até o carnaval você pode vir em qualquer data (reserve pelo site) Pode se inscrever em alguma das vivências ou só aproveitar as férias junto a natureza.

 

Confira nossa agenda!

 

Começamos com o já tradicional ano novo co-criado de Terra UNA.

Em Janeiro temos novidades com cursos de arte e magia que acontecem em paralelo à residência artística. Em fevereiro, destaque para a segunda edição do “O corpo é uma festa” um festival de dança e consciência! Fechamos o festival com o módulo Gaia Social no carnaval.

Durante todo o período temos atividades livres e comunitárias caminhadas/cachoeira/yoga/dança/alimentação natural vegetariana/ horta e as surpresas

O que é Terra UNA?


Terra UNA é uma associação sem fins lucrativos que busca fomentar e divulgar práticas sustentáveis. A Ecovila existe desde 2006 como um espaço que une moradia, educação, ecologia, plantio, produção e arte.




Onde está localizada?


Terra UNA está em Liberdade, MInas Gerais na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. Em uma fazenda de 48 hectares, no alto das montanhas a uma altitude de cerca de 1200m junto a florestas e diversas cachoeiras. Para vir do Rio ou de São Paulo, o melhor é subir por Resende até Bocaina de Minas. Para quem vem de Minas, pode vir pela cidade de Liberdade que fica na BR267 Caxambu/Juiz de Fora. Confirmando a visita enviaremos o mapa e todas as instruções para vir.




Posso ir passar minhas férias na ecovila?


Sim. Vindo passar férias, você pode relaxar, fazer caminhadas na floresta, passeios a cachoeiras, sauna, yoga, participar das vivências comunitárias e de todas as atividades abertas do festival. Pode também se inscrever em cursos que acontecem aqui.




E posso levar meus filhos? Quais as atividades para as crianças?


Na colônia de férias, teremos atividades diárias de artes, música e natureza para a faixa etária de 5 a 12 anos de idade. Esperamos receber crianças de todas as idades e consulte a disponibilidade de atividades para menores de 4 anos.




E se eu quiser levar meu trabalho para fazer no Ecoworking? Ou como faço para participar da Residência Artística?


Para ter acesso ao Ecoworking, e aos ateliês da residência artística (link) mande sua proposta pelo formulário. Sua proposta será avaliada pela organização e se for aceita contará com todo suporte para ser realizada. Em, de 7 de janeiro a 3 de fevereiro, temos uma temporada coletiva da Residência Artística quando os artistas terão o acompanhamento com mostra aberta dia 1 e 2 de fevereiro.




Que tipo de propostas são aceitas no Ecoworking e Residência Artística?


O limite é a sua imaginação. A residência em Terra UNA recebeu muitos artistas ligados às artes visuais e a música (temos um estúdio de gravação profissional na ecovila), temos estrutura para receber grupos de teatro e dança. Todas as artes são bem-vindas. Temos ateliês de cerâmica, tecelagem/costura e salas multiuso. No Ecoworking cabe todo tipo de profissionais, escritores, designers, arquitetos e todos os tipos de empreendimentos sustentáveis são bem vindos. Durante o festival de verão estaremos aceitando também propostas de terapeutas ou profissionais de cura que queiram oferecer seus serviços para o público do festival.




E como funciona o programa de voluntariado?


Se você está com vontade de colocar a mão na massa e ajudar a construir a ecovila, pode se candidatar ao programa de voluntariado. Os voluntários trabalham 1 turno de 5 horas por dia nas tarefas da comunidade: cozinha, limpeza, plantio, escola, manutenção, etc. Pagam somente a tarifa de 30 reais por dia de alimentação e podem participar de todas as atividade abertas do festival.




Qual o tempo mínimo de estadia?


Para os visitantes de férias a estadia mínima é 2 dias. Para propostas de Residência Artística e Ecoworking e voluntários esperamos um comprometimento mínimo de 7 dias, mas estimulamos e daremos preferência a quem puder ficar mais tempo.




Posso propor alguma atividade para o grupo?


Sim. A agenda da comunidade é aberta a propostas de todos. Se você quer propor qualquer tipo de vivência, aula de corpo, partilha de saberes ou oficina podemos inventar um espaço para que isso aconteça.




O que mais eu posso fazer na ecovila?


Durante o festival acontecerão várias atividades, confira a programação! Cursos, dança, arte, música… Várias atividades são gratuitas para todos que estiverem na ecovila e outras tem taxa de inscrição à parte. Consulte também a possibilidade marcar sessões de terapias como massagem, dança terapia, Life Art Process, Theta Healing, entre outras.




Como é a alimentação?


Nossa alimentação é ovo-lacto vegetariana sempre com opções veganas. Parte dos alimentos vem da nossa horta e o restante compramos na cidade dando sempre preferência aos orgânicos. Temos na cozinha comunitária 3 refeições e 2 lanches diariamente. A taxa cobrada cobre toda a alimentação.
Todos os visitantes são convidados a participar da rotina da cozinha, fazendo parte no nosso convite que você doe algumas horas na semana (dependendo das possibilidades e dentro de seu propósito na ecovila) a servir e organizar o espaço da cozinha.




Como são as acomodações? Onde eu vou dormir?


Terra Una tem um alojamento com quartos coletivos e de casal, algumas casas com quartos duplos ou triplos e grande área de camping. No alojamento temos banheiro seco compostável. Nas casas o banheiros é convencional com fossa biodigestora ou com leitos de evapotranspiração. Temos banho quente :)





  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Serra da Mantiqueira -  Liberdade, MG - Brasil

©2019 Terra UNA, União Natureza e Arte