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A Comunidade de Aprendizagem

Nossa proposta pedagógica é centrada na Ecoalfabetização, abordagem criada pelo físico austríaco Fritjof Capra, que traz a visão do pensamento sistêmico aplicado à educação. Também nos inspiramos nas concepções de Humberto Maturana.

Nos tratamos como comunidade de aprendizagem pois entendemos que todos estamos aprendendo nesse processo. Queremos formas de estar no mundo mais divertidas e saudáveis, de modo a criar comunidades sustentáveis. Para isso precisamos conhecer, aplicar ou criar novas práticas no intuito de promover a transição de um paradigma exploratório da natureza para um modo regenerativo do ambiente em que vivemos. Regenerativo na ecologia do planeta, em nossas relações sociais, na economia e em nossa visão de mundo.

Nossa prática parte de questões como de que maneira educar crianças para criarem comunidades sustentáveis no futuro? Como educar para que compreendam seu mundo interior como estruturante das experiências subjetivas? Como criar ambiente para que sejam felizes agora?


 

Educação Integrada ao Movimento da Vida

O conhecimento, a reflexão e a consciência podem ser disparados a partir de qualquer ato do nosso cotidiano. Assim, o trabalho educativo em Terra Una se desenvolve a partir da própria relação que a criança estabelece com o mundo naturalmente, em cada pergunta, cada curiosidade apresenta uma potência reflexiva e é de onde sai a maior motivação para a pesquisa e investigação. Daí saem os assuntos para as atividades permanentes e para os projetos abertos de pesquisa. Os projetos direcionados também são desenvolvidos de forma integrada ao cotidiano.

A experiência é a fonte primeira de informação. Como disse Leonardo DaVinci “Todos os que estudam a 'filosofia natural' devem primeiro observar, e segundo as observações devem formular as ideias teóricas”.

É também uma resposta crítica ao que percebemos que não funciona no sistema tradicional de ensino, que aprisiona o ser no campo mental, dissociado do corpo e da natureza, ao ensinar conceitos fora de um contexto significante para a criança, fazendo-a acreditar que a verdade está nos livos, que a matemática é uma banal representação numérica sem sentido, que a linguagem é um texto linear ou mesmo que arte é recreação.

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Casa Escola - Galpão - espaço ambiente de aprendizagem

Desenhado para ser a “casa das crianças”, no qual se evidencia o sentido de que é habitado por elas. Habitar um lugar é diferente de frequentá-lo apenas. Há uma dimensão simbólica que facilita que os vínculos afetivos se estabeleçam, se transformem e se manifestem expressando a identidade do grupo nesse ambiente.

O ambiente de aprendizagem da “casa escola” é concebido para proporcionar protagonismo infantil. Os elementos são dispostos de forma organizada em nichos de trabalho, facilitando a autonomia e auto-organização por parte das crianças.

Laboratórios

° Fauna e Flora ° Ateliê ° Saúde e Alimentação ° Corpo ° Tecnologia – cultura maker ° Biblioteca ° Plantio :::: Horta :: Farmácia Viva :: Pomar :: Jardim :: Viveiro ° Manutenção :: Responsabilidades

Metodologia

Fundamentada na prática transdisciplinar e na Ecoalfabetização

° Brincar - Invenção e imaginário :: habilidades sociais, emocionais e cognitivas.

° Atividades Permanentes - Desenho, pintura, cerâmica, artesania, horta, culinária, dança, contação de história, manutenção :: habilidades motoras, lógica, criação, apreensão do espaço, responsabilidade.

° Projetos - Abertos, estimulados pela curiosidade;

- Direcionados, com desenvolvimento estruturado - estudos sistêmicos, olhar investigativo e questionador, organização de informações, busca soluções para problemas propostos.

Teia Curricular Gaiana

Abordagem Gaiana nas dimensões:° Social ° Ecológica ° Econômica ° Visão de Mundo

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Ecoalfabetização: ° Teia da vida ° Ciclos Ecológicos ° Constante fluxo de energia vinda do sol

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Multiplas inteligências: ° Intrapessoal ° Interpessoal ° Ecológica ° Espiritual ° Linguística ° Lógica ° °Emocional ° Cinestésica °
 

Eu – O Outro – A Natureza /// Coragem – Generosidade – Prudência

Escolas Inspiradoras

Escola Caminho do Meio, Viamão - RS :: Currículo baseado nas 5 sabedorias lúcidas::

:: Acolhimento :: Igualdade :: Discriminativa :: Causalidade :: Darmata ::

Pedagogia focada na promoção das causas da felicidade.

Descoberta do mundo interno como estruturador das experiências subjetivas.

 

Escola da Ponte, Portugal :: Escola sem paredes

:: Metodologia por projetos :: por afinidade :: protagonismo juvenil ::

 

Escola da Floresta, Seattle :: A natureza é a escola

 

Escola da Vila, Fortaleza, CE :: Pedagogia Ecossistêmica

:: Laboratórios :: Teia curricular :: Metodologia de projetos ::


 

Teóricos Inspiradores

Fritjof Capra Ecoalfabetização :: A Teia da Vida;

Edgar Morin :: Teoria da Complexidade;

Humberto Maturana :: Autopoiese;

Fernando Sataver :: As virtudes no ensino da ética;

Boaventura Santos :: Ecologia de saberes;

F. Hundertwasser :: 5 peles :: direito de janela e dever de árvore.

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Atualmente é possível participar da nossa comunidade de aprendizagem em paralelo aos nossos cursos. Confira a nossa agenda! Ou reserve a sua hospedagem: as atividades para crianças já estão inclusas tanto na reserva para cursos quanto nas visitas avulsas.

(Para crianças de 5 a 12 anos.)

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